HISTORIAL

Formado inicialmente com vocação litúrgica por iniciativa de um grupo de jovens da Acção Católica para participar nas festas do padroeiro S. Miguel em Setembro de 74 (embora alguns dos primeiros coralistas já viessem de outros grupos existentes na paróquia), o grupo Coral de Vila das Aves tornou-se uma Associação com estatutos jurídicos e foi aliando progressivamente a essa sua primeira matriz de animador da liturgia a dimensão cultural, nomeadamente na interpretação de obras de polifonia clássica para vozes mistas de índole religiosa ou profana. No seu vasto repertório incluem-se temas da Renascença e obras da modernidade, temas religiosos e populares de alguns dos nossos compositores mais sonantes como Dom Pedro de Cristo e Lopes Graça mas a composição mais ousada que interpretou ainda foi no ano 2000 o “Magnificat” do compositor alemão Heinrich Schutz ( 1585 – 1672 ).

O grupo alargou as suas actividades com a criação da sua Escola de Musica correspondendo a um interesse promocional da música manifestado pela Autarquia Avense que primeiro a subsidiou e acarinhou, contribuindo decisivamente para uma nova sensibilidade musical e para a formação de talentos que depois derivaram para escolas profissionais como a Artave. Actualmente frequentam classes de piano, órgão, flauta de bisel, flauta transversal, viola clássica, violino e acordeão cerca de uma centena de alunos sendo alguns dos professores seus antigos alunos.

Entre muitas participações em encontros e digressões, é de citar a sua primeira internacionalização em Dezembro de 1986 com a deslocação à cidade gémea de Vila das Aves, Saint Étienne-Les-Remiremont, nos Vosges – Lorena – França para participar na cerimónia da Germinação.

E seu director artístico o Dr. Luís Américo Azevedo Carvalho Fernandes. Fez a sua preparação musical nos seminários da Ordem dos Vicentinos. Foi vocalista do Coral de Letras da Universidade do Porto. Frequentou vários cursos de regência coral e de técnica vocal e é professor do Ensino Preparatório da área de Francês/português na Escola EB 2/3 de Vila das Aves.