Avisos e intenções de Missas

AVISOS AFIXADOS EM 30 DE MAIO DE 2020

Na igreja matriz de São Miguel de Vila das Aves será celebrada eucaristia da Solenidade de Pentecostes, às 11,15 horas, neste domingo, dia 31 de maio de 2020; esta retoma da celebração eucarística comunitária exige prudência e segurança, respeitando o que há oito dias foi avisado e afixado sobretudo ao uso obrigatório de máscara; desde já a todos se pede e agradece o acolhimento às sinaléticas exteriores e interiores colocadas e às orientações dos voluntários identificados com braçadeira.

Na noite da passada terça-feira, dia 26 de maio, uma equipa de dez voluntários avenses foi a uma reunião de formação que ocorreu no salão paroquial de São Martinho do Campo; a nossa paróquia agradece ao senhor Dr. Alberto Costa, Presidente da Câmara de Santo Tirso, o ter organizado esta ação formativa para todas as paróquias pertencentes ao concelho de Santo Tirso, pois os três formadores, oriundos do Exército, não só falaram das medidas exigidas por causa da pandemia mas também testemunharam a vivência da fé eclesial, por exemplo o tenente é catequista e coralista numa paróquia de Barcelos.

Na reunião extraordinária com os membros do Conselho Económico Paroquial (vulgo Fábrica da Igreja e Conselho Permanente), ocorrida na noite da passada sexta-feira, também esteve presente o Dr. Rui Pereira, contabilista oficial desta paróquia e das duas instituições canónicas Lar e Patronato; foi aprovada uma nova lista com nomes que brevemente ficarão gravados no 2º Memorial da Fé. Todos os conselheiros reconheceram a reinante indecisão perante o futuro; mas no que diz respeito à eucaristia semanal, esta não será celebrada; para já somente haverá a celebração da eucaristia dominical das 11,15 horas; quanto à eucaristia exequial voltará a ser celebrada na igreja matriz, mas sujeita a medidas sanitárias obrigatórias. Quanto às contas, foram apresentadas as seguintes receitas e despesas: das seis zonas que rapidamente iniciaram o peditório para a Festa da Páscoa rendeu mil duzentos e quarenta e nove euros e oitenta cêntimos (a lista pormenorizada, encontra-se afixada). Manuel Lima entregou duzentos e cinquenta euros. Receita total: mil quatrocentos e noventa e nove euros e oitenta cêntimos. Despesas; com o Boletim Paroquial: mil trezentos e quarenta euros; preparativos para a caminhada quaresmal e pascal, trezentos e trinta e cinco euros. Despesa total: mil seiscentos e setenta e cinco euros.

A Direção do Lar Familiar da Tranquilidade pede para avisar que a partir de segunda-feira, dia um de junho, passam novamente a ser permitidas as visitas aos utentes do Lar, preferencialmente de familiares. As visitas têm de ser previamente agendadas junto dos serviços administrativos, onde serão dadas informações das regras que permitirão a visita, respeitando as normas indicadas pela Direção Geral de Saúde.

No passado dia dezoito de maio ocorreu o Dia Internacional dos Museus e houve gente que previamente marcou visitas ao nosso Museu Eclesiástico, que ocorreram não só nesse referido dia, mas também no sábado, dia 23 de maio e na sexta-feira, dia 29 de maio; no Livro de Honra constam interessantes mensagens escritas.

A celebração batismal será retomada; mas a matrimonial continuará suspensa, mas por razões muito mais sociais do que eclesiais. Quanto à catequese da Infância, da Adolescência e da Juventude, a suspensão da catequese presencial continuará, mas os catequistas responsáveis dos vários grupos etários deverão preparar-se para uma catequese digital.

O Grupo Coral de Vila das Aves informa que a sua Oficina de Música só irá reabrir as aulas no próximo mês de setembro.

INTENÇÕES DE MISSAS

Pelos Associados de S. Miguel Arcanjo já falecidos