Avisos afixados no sábado, dia 23 de maio de 2020, e enviados aos nossos mosteiros da Visitação e das Clarissas, e também publicados na página que esta paróquia de São Miguel de Vila das Aves tem na net.

Considerando as 80 orientações da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), publicadas na sexta-feira, dia 08 de maio de 2020, “para a celebração do culto público católico no contexto da pandemia covid-19” poder-se-ão celebrar eucaristias comunitárias (suspensas pela CEP desde sexta-feira, 13/03/2020) a partir da Solenidade de Pentecostes que a Igreja Católica celebrará nos dias 30 e 31 de maio de 2020, mas respeitando as medidas autorizadas pela Direção Geral da Saúde.

Considerando também que o ainda pároco padre Fernando de Azevedo Abreu, deverá informar quais serão os necessários procedimentos a ter em conta “antes da missa”, durante a missa” e “depois da missa”, então eis doze pormenores para se retomar a celebração eucarística dominical, ou exequial, ou à semana.

Primeiro: uso de máscara facial.

Segundo: evitar aglomerado de pessoas no adro da igreja matriz, quer antes da missa, quer depois da missa.

Terceiro: só haverá uma porta de acesso para o público que desejar participar na eucaristia, que será a porta principal do lado poente que será encerrada após o início da eucaristia.

Quarto: as primeiras pessoas a entrar deverão higienizar as mãos e dirigir-se para os bancos (alguns terão o acesso barrado) disponíveis mais próximos da única porta de saída que será a do transepto do lado sul, mas respeitando o distanciamento físico, com a particular exceção para os familiares; à saída estará um recipiente para nele se lançar a oferta que era costume ser feita no momento da apresentação dos dons; novamente haverá higienização das mãos.

Quinto: a porta do transepto do lado norte ficará exclusivamente reservada para o acesso dos cantores e dos instrumentistas que ocuparão os lugares que já lhes são habituais, mas observando as medidas da Direção Geral da Saúde. Quem precisar de usar o projetor existente na Igreja matriz, por exemplo para o programa musical, deverá trazer o seu computador e nele meter as respetivas estrofes da Solenidade do Pentecostes que serão cantadas no cântico de entrada; se o celebrante da eucaristia dominical das 11,15 horas for o pároco, então serão meditadas no momento da homilia.

Sexto: o presbítero/celebrante, os leitores, acólitos, ministros extraordinários da comunhão, a sacristã, a sineira, o juiz da cruz e seus mordomos deverão entrar para a sacristia pela porta de acesso exterior.

Sétimo: a comunhão será dada na mão e em silêncio, e respeitando o determinado distanciamento.

Oitavo: o gesto da paz continua a ser o que entre nós já era habitual: mera inclinação.

Nono: será constituída uma equipa de voluntários que estarão identificados com braçadeira para supervisionarem as medidas a observar; estes voluntários terão formação diligenciada pelo senhor Dr.Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso que na videoconferência com os párocos do concelho de Santo Tirso, (ocorrida na manhã de terça-feira, dia 19/05/2020) disponibilizou-se para diligenciar alguém do Exército para ministrar a necessária e adequada ação formativa.

Décimo: na próxima sexta-feira, dia 29/05/2020, haverá uma reunião extraordinária para os membros do Conselho Económico Paroquial (vulgo Fábrica da Igreja) e do Conselho Permanente do Conselho Pastoral Paroquial de Vila das Aves que se pronunciará sobre outros assuntos, por exemplo sobre catequese e sobre o horário das eucaristias semanal, dominical e exequial, pois o arejamento do espaço e a higienização das superfícies exigem o devido tempo, sempre dependente do voluntariado.

Décimo primeiro: nos bancos barrados haverá papel descartável para ser usado por quem nele pegar para sobre ele colocar os óculos ou a máscara para assoar o nariz, ou até outro objeto que traga consigo.

Décimo segundo: as intenções para serem rezadas na santa missa deverão ser apresentadas no escritório paroquial que, graças à Deolinda Pinto (919588140) sempre esteve aberto durante a pandemia.