Crianças Adoradoras

Acabámos de celebrar as Festas em honra do nosso Padroeiro São Miguel Arcanjo (ver foto nº1) nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro de 2019, e vou registar somente pormenores da adoração nos dois turnos com crianças.

foto00

Na foto nº2 estão quatro meninas com o nome de Inês; um menino com o nome de João; uma menina com o nome de Rita; um menino com o nome de José; cinco meninos com o nome de Miguel; o critério seletivo destas crianças foi terem o nome de santos que estavam nos dezanove andores na nossa igreja matriz.

foto02

Na foto nº3 está comigo a Carolina que de mim recebeu um pequenino missal (muito bem conservado) publicado em 1926 (já lá vão 93 anos) e que a sua mãe Elisa Carneiro me tinha facultado; por ele foi rezada a oração a São Miguel e a visita ao Santíssimo Sacramento.

foto03

Na foto nº4 estão as meninas Margarida Sousa Freitas e a Margarida Filipa Fraga Monteiro que estão junto do andor do Sagrado Coração de Jesus pela simples razão de que elas terem o nome da vidente Santa Margarida Maria Alacoque, religiosa da Ordem da Visitação que foi canonizada há cem anos e cujo ano jubilar irá começar em dezasseis de outubro de 2019 e esta paróquia irá alegremente associar-se, pois bendizemos a Deus por termos cá entre nós o Mosteiro da Visitação; conclusão: rezamos a ladainha do Sagrado Coração de Jesus com as crianças em adoração.

foto04

Na foto nº5 e da esquerda para a direita, estão a Sónia e sua filha Jéssica; o André, o Tomás, a Diana, o Rui e o Gil.

foto05

Na foto nº6 e da esquerda para a direita: Isabel, Francisca, Alice Costa, Celeste, Alice Ribeiro e Bárbara; neste turno de adoração o critério de participação gestual foi mais inventivo e também envolveu, graças a Deus, bons familiares.

foto06

Nas fotos nº7 e nº8 vemos alguns andores (saíram dezanove) e alguns adoradores do Santíssimo Sacramento.

foto07

foto08

Pela primeira vez cantamos com expressão corporal esta refrão:

“Todos, Tudo e Sempre em Missão”, que a Conferência Episcopal Portuguesa oficializou para o Ano Missionário de outubro 2018 a outubro de 2019; felizmente que há três semanas recebi a música deste refrão, da autoria do capuchinho, Padre Acílio Mendes.

Eis a quadra que apropriei e cantei:

Ao nosso Deus prestamos culto
Na adoração que hoje fazemos;
Desde criança até adulto,
Ser missionários nós devemos.

Vila das Aves, 01 de outubro de 2019, primeira terça-feira do mês e o início do Mês Extraordinariamente Missionário por vontade do Papa Francisco.

Padre Fernando de Azevedo Abreu