Forjanenses amorosamente mais avenses

Em 1948 houve 82 nascimentos e batismos na minha terra natal de Santa Marinha de Forjães; durante estes 71 anos já faleceram 21 destes Forjanenses, para já não lhes somar o Joaquim da Silva (marido da nossa Engrácia) e a Maria da Luz Sameiro Queirós, funcionária.

F1

Foto 01

Por feliz iniciativa de José Maria Lima da Cruz, atual Presidente da Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Braga, tem sido possível a realização deste Encontro anual; em 2018 eu fui celebrar a eucaristia ao Mosteiro de Tibães e no final do almoço, servido no antigo refeitório do Seminário Menor (onde eu estive quatro anos), foi proposto que em 2019 o Encontro ocorresse na Vila das Aves, pois o Clube Desportivo das Aves tinha sido o Vencedor da Taça de Portugal no Jamor, no histórico dia vinte de maio de 2019; ora esse desejo veio a ser concretizado no domingo, 28 de julho de 2019.

Foto 02

Apesar de não haver sinalização “Vila das Aves” para quem chegar a Vila Nova de Famalicão (nosso arciprestado e antigo concelho durante 44 anos, concretamente desde 1835 até 23/6/1879), o autocarro ainda chegou a tempo dos Forjanenses participarem na eucaristia por mim celebrada às 11,15 horas na nossa igreja matriz.

Foto 03

Nas fotos nº1 e nº2 estão o José Carlos Ribeiro Fonseca e a Madalena Veiga, respetivamente os leitores da palavra de Deus que vinha indicada para as duas primeiras leituras desse XVII Domingo do Tempo Comum do Ano C.

Foto 04

Após eu ter proclamado o evangelho (foto nº3), projetei, meditei e cantei três estrofes que apropriei às três leituras que eu tinha ruminado.

Foto 05

A oração dos fiéis foi rezada pelo José Maria Lima da Cruz (foto nº4) que foi professor do Nelson Lenho, que veio a ser nosso bom jogador.

Foto 06

Nas fotos nº5 e nº6 estão muitos Forjanenses no meio da assembleia litúrgica que foi cantada pelos Jovens em Caminhada Renascer e pelo Grupo Pacificanto, tendo sido salmista o Eduardo Cruz.

Foto 07

Nessa eucaristia cantámos os parabéns ao jovem Bruno Daniel Machado Martins (ótimo aluno de piano na nossa Oficina de Música do Grupo Coral de Vila das Aves e que fez 16 anos de idade, mas esteve ausente por motivos de doença) e ao Dr João Carlos Carvalho Fernandes (nascido há 58 anos, também ausente por óbvios motivos, embora esteja sempre presente a tocar órgão ou flauta nas nossas eucaristias).

Foto 08

Na foto nº7 estão os acólitos Pedro Miguel e o Emanuel Lopes a entregar simbólicos presentes à Professora Maria de Jesus Queirós, tendo o padre Fernando explicado que tal prenda tinha sido por ele comprada na Arménia (foto nº8).

Foto 09

Quando eu tinha 10 anos, a Maria de Jesus Queirós tinha 20 anos e foi a nossa Professora na quarta classe dos rapazes nas Escolas Rodrigues de Faria; a foto nº9 regista o momento em que eu lhe proferi amorosas palavras, pois ela irá fazer 81 anos no dia oito de agosto de 2019.

Foto 10

Na foto nº10 estão os Forjanenses juntamente com as cinco trabalhadoras que prepararam o almoço, mais o voluntário António Gouveia, membro do Conselho da Fábrica da Igreja; a Deolinda Pinto, diretora do Patronato, foi a fotógrafa.

Foto 11

Na foto nº11 estão 42 comensais a quem também foi servido um especial bolo de convívio que em parte se pode ver colocado à frente da Professora e do seu aluno (foto nº12); Fátima Faria, atual vice-presidente da Direção do Patronato e que foi cozinheira neste Refeitório Social durante 20 anos, teve a missão de fatiar o bolo (foto nº13).

Foto 12

Após o belo repasto, fomos visitar o Museu Eclesiástico e o Eco-Museu.

Foto 13

Na foto nº14 está o autocarro estacionado no parque privativo do Clube Desportivo das Aves Futebol SAD, pois os Forjanenses foram visitar as suas instalações desportivas, tendo sido muito bem acolhidos pelo cicerone Vieira (foto nº15) que a todos mostrou as últimas três taças gloriosamente alcançadas e ofereceu cachecóis (foto nº16) e água fresca, pois foi uma tarde de muito calor.

Foto 14

Foto 15

Foto 16

Na zona dos balneários (foto nº17), o Vieira respondeu a perguntas pertinentes sobre táticas das equipas da casa e visitantes.

Foto 17

Já na Sala da Imprensa, o Vieira (foto nº18) respondeu aos Forjanenses virados jornalistas (fotos nº19 e nº20) e tendo até merecido calorosas palmas (foto nº21).

Foto 18

Foto 19

Foto 20

Foto 21

Depois de se terem sentado na Tribuna de Honra, os Forjanenses sentaram-se numa das bancadas dos sócios (foto nº22), precisamente onde o padre Fernando costuma estar sentado.

Foto 22

Na despedida (foto nº23) o Vieira ouviu aplausos em prolongada e até emotiva ovação; de facto, este José Rafael Rios Soares Vieira foi defesa central do Clube Desportivo das Aves durante dez épocas desportivas e também aqui já desempenhou as tarefas de Coordenador Técnico, de Diretor Geral da SAD e de Diretor Desportivo da SAD; foi também jogador do Chaves, do Nacional e do Famalicão, onde em 2013/2014 foi treinador.

Foto 23

De seguida os Forjanenses foram visitar o Lar Familiar da Tranquilidade e entrevistaram dois utentes internos: a Trindade e o Frade (fotos nº24 e nº25); o utente António Coelho, que não ficou na merecida fotografia, testemunhou a sua grande alegria por ter conseguido uma viragem de 180 graus na sua vida, cheia de peripécias.

Foto 24

Foto 25

Junto ao busto do benemérito António Martins Ribeiro foi tirada a foto nº26; o Professor Rui Ferreira (na foto nº27 está com a Professora Maria de Jesus Queirós e seu aluno padre Fernando), foi quem explicou todas as zonas do Centro de Lazer e da Residencial.

Foto 26

F27

Foto 27

Indubitavelmente os Forjanenses ficaram amorosamente mais Avenses.

Vila das Aves, 06 de agosto de 2019, primeira terça-feira do mês e Festa litúrgica da Transfiguração do Senhor; na Igreja Ortodoxa Russa eu testemunhei, em 19 de agosto de 2006, a longa e piedosa devoção à Transfiguração, celebrada na Igreja de São Sérgio de Posad que dista de Moscovo 66 Kms.

Padre Fernando de Azevedo Abreu