Conectados pela Música

Como na Grécia Antiga, certamente chegará o dia do merecido reconhecimento e da benéfica gratidão pelos benefícios imensuráveis da Música no aumento cerebral, na educação e na socialização.

S1

A atual Oficina de Música do Grupo coral de Vila das Aves começou em finais de 1984 com o título de Escola de Música, e esta nomenclatura ficou assim musicada pelo saudoso professor José Marques Pimenta no hino que todos os anos é cantado no Sarau de Encerramento das aprendizagens musicais; na foto nº1 estão os cantores e os instrumentistas que o interpretaram no salão de festas do Patronato, na noite de sábado, dia vinte e nove de junho de 2019. No palco tivemos pianistas, registados nas fotos nº2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, que tiveram como professores o Vítor (foto nº9) e o Filipe Lopes que na foto nº10 entregou ao Manuel Dinis (membro da Mesa da Assembleia Geral) fruta variada para entregar ao seu querido filho Bruno e nosso maravilhoso pianista que aos dezasseis anos de idade luta pela saúde que já teve.

Arrow
Arrow
Foto 01
Slider

Na foto nº11 temos a classe de canto, com a professora Annalisa que não só cantou, mas também acompanhou as alunas ao piano.

João Carlos, professor de flauta, está nas fotos nº12 e nº13, respetivamente com a Leonor (flauta de bisel) e com o Francisco Cruz (flauta transversal); este talentoso jovem tinha sido crismado no domingo passado e por isso recebeu um raminho de flores, como os sete professores e os quatro diretores (Dr. Luís Américo, Dr. Filipe Lopes, Hugo Patarata e Eduardo Cruz).

A Inês está na foto nº14 a tocar violino e a sua simpática professora Beatriz (foto nº15) irá arrebatar mais gente para a sua classe instrumental.

Gil, professor de guitarra (foto nº16), tem não só muitos guitarristas, mas como é ótimo cantor, já descobriu que seus alunos também são vocalistas (fotos nº17 e nº18).

Na foto nº19 está o baterista Martim e que tem a seu lado o professor Ricardo.

A Maria Cruz (foto nº20) soube dar show em qualquer atuação.

Palavras de muito apreço à Clara no violoncelo (foto nº21), e à Filipa Gouveia no violino (foto nº22).

Convém recordar que há menos de três anos o Dr. Filipe Lopes (professor de piano) assumiu o cargo de Coordenador Pedagógico da Oficina de Música e os três concertos anuais (Natal, Primavera e Encerramento do ano letivo) mostraram muita conexão musical, por vezes de rara beleza cultural; recordo aqui e agora o concerto da Primavera (foto nº23), na noite de sábado, dia dezoito de maio de 2019, no Centro Cultural e Municipal de Vila das Aves cuja diretora Sónia Martins (foto nº24) deveras enalteceu, e o Dr. Luís Américo, diretor artístico do Grupo Coral de Vila das Aves, atentamente ouviu merecidos elogios, pois o Grupo Coral é que juridicamente suporta a sua querida Oficina de Música.

Voltando ao Sarau de Encerramento do ano letivo, registo que, como presidente da Mesa da Assembleia Geral fiz o pedido de avaliação; desde já agradeço às duas pessoas que rapidamente escreveram e entregaram suas observações; a Lurdes Pereira referiu que a atuação da Oficina de Música nas Festas da nossa Vila “esteve à altura do evento, foi bonita e é para repetir”; a foto nº25 difusamente mostra o professor Gil com os seus guitarristas.

A outra pessoa, anonimamente escreveu: “ todos os alunos estão de parabéns pelo empenho que colocaram nas suas atuações, sendo que algumas têm já elevado grau de exigência”; mas apresentou este reparo: “neste final de ano denotei um certo desinteresse de alguns professores, e perguntou: dar-lhes mais autonomia?”.

Agradeço a presença do representante da Junta de Freguesia de Vila das Aves, Engenheiro José Pedro Paraty, que se disponibilizou para entregar doze raminhos de flores.

Vila das Aves, 02 de julho de 2019, primeira terça-feira do mês.

Padre Fernando de Azevedo Abreu