Renascer como a Fénix

A jovem Catarina Alves explicou no primeiro dia do Mês de Maria a escolha da Fénix, a fabulosa ave da imortalidade (foto nº1) que ficará estampada nos equipamentos do Grupo de Jovens em Caminhada Renascer, fundado nesta paróquia de São Miguel de Vila das Aves, precisamente há quarenta anos. O Padre Doutor Costa Pinto, Assistente Diocesano (foto nº2), veio de Braga para conviver com os jovens e seus familiares (foto nº3) durante a tarde do feriado nacional em um de maio; às 20 horas os jovens rezaram e cantaram o terço meditado à luz da Exortação Apostólica do Papa Francisco, intitulada “Cristo Vive”; no momento eucarístico da homilia, o celebrante Padre Doutor Costa Pinto começou por meditar a Palavra de Deus da Festa de São José Operário e escolheu o “serviço” como vivência transversal deste Dia do Trabalhador, do Aniversário do Grupo de Jovens e do Mês de Maria; eis a sua afirmação perentória: “servir amando e amar servindo”! Apelidado de hipnotizador dos jovens, Costa Pinto rejubilou com a rica expressão do Papa Francisco: “os jovens são o agora de Deus”.

bmd

Foto 01

Ao celebrar também as Bodas de Prata Matrimoniais de Jorge Sobral e da Carla, agradeceu esta rica herança dos jovens de outrora serem pais dos jovens de agora (Diogo e Pedro Miguel), também catequistas nesta paróquia, como seus pais foram e são.

J2

Foto 02

Como também se encontravam presentes o Carlos e a Paula, casados precisamente há onze anos, também foram contemplados com simbologias.

Foto 03

Foi recordado que o nosso Grupo de Jovens tinha alcançado, no passado dia vinte e oito de abril, o prémio de melhor letra no Festival da Canção JOEMCA, ocorrido em Fafe (foto nº4).

Foto 04

Tendo também participado no almoço-convívio, o Joaquim Baltazar Dias (foto nº5), acompanhado da sua querida Albertina com quem catolicamente casou há sessenta anos, leu um poema e referiu a sua alta admiração e sincero louvor por estes jovens terem projeto de vida com alegre interação com os mundos desta nossa Vila das Aves.

Foto 05

A foto nº6 não desperta somente a simbólica e merecida gulodice, mas também a falta da vírgula obrigatória no vocábulo “Parabéns,”.

Foto 06

As fotos que ilustram este texto foram cedidas pelo jovem Pedro Miguel Ribeiro Correia, a quem agradeço a sua já habitual comunhão na pastoral.

Vila das Aves, 07 de maio de 2019, primeira terça-feira do mês.

Padre Fernando de Azevedo Abreu