O Filme e a Supertaça

Na noite de quarta-feira, dia um de agosto de 2018, estive no Centro Cultural de Vila das Aves para ver a exibição do filme “CD Aves rumo ao Jamor”; o auditório esteve cheio de gente bem disposta a começar pelos jogadores e seu treinador José Mota, sem esquecer os diretores e o Armando Silva, Presidente da Direção do Clube, juntamente com os seus ilustres antecessores, bem como muitos adeptos.

foto05

Na foto nº1 está o jornalista Ivo como pivô da entrevista aos que se encontravam à sua esquerda: Riccardo Rossi e Carlos Gomes (realizadores), Pedro Reis Sá (diretor da comunicação) e Quim (histórico ex-guarda-redes e agora novel diretor);

Foto 01

Foto 01

todos falaram e até proporcionaram sonoras gargalhadas com peripécias surpreendentes. O documentário visou historicamente criar oito personagens para dar à final da Taça de Portugal uma visão desportivamente diferente, mas sempre enredada na emoção e paixão, por todos testemunhadas nesse dia histórico de vinte de maio de 2018, onde o Força Avense soube fazer uma impressionante festa.

Agradeço a oferta do DVD, esperando adquirir um ou outro dos extras referidos.

Na saída fui interpelado pelo João jornalista de “O Jogo” para lhe responder às perguntas que foi fazendo à equipa dos quatro protagonistas registados na foto nº2.

Foto 02

Foto 02

Quanto à Supertaça Cândido de Oliveira, que ocorreu no lindo Estádio Municipal de Aveiro (foto nº3, cedida pelo Vasco Oliveira) na noite de sábado dia quatro de agosto de 2018, eu lá fui no lugar nº30 do autocarro nº4 e desde já quero agradecer aos cinco passageiros mais novos que a todos alegraram com a inesperada música que cantaram; eis os seus nomes : Alonso, Lourenzo, Neise, Thais e Tomás (foto nº4).

Foto 03

Foto 03

Inesperadamente e penosamente ficamos com o trânsito parado na autoestrada por causa das acessibilidades patológicas ao estádio, de nada servindo os muitos militares da GNR que se encontravam de plantão; claro está que as altas temperaturas exteriores se fizeram sentir de tal maneira no interior do autocarro que se o vidro de emergência tivesse quebrado os militares iam dar à sola como recentemente a gente viu na Venezuela.

Foto 04

Foto 04

Falemos agora do desafio de futebol entre o Porto (Campeão Nacional) e o Desportivo das Aves (Vencedor da Taça de Portugal).

Perante 28.560 espetadores, a Força Avense mostrou que “Aves é um mundo” (foto nº5) com os quatro mil que estavam ali bem fidelizados.

Foto 05

Foto 05

Parabéns ao treinador José Mota e aos seus bem motivados jogadores (foto nº6, oferta do fotógrafo Vasco Oliveira) que conseguiram um deslumbrante ascendente na primeira parte, bem coroado com o golo inaugural do nosso Falcão.

Foto 06

Foto 06

Na segunda parte o Porto mereceu e conseguiu vencer; mas para mim o resultado final não devia ter sido 3-1, mas 2-1.

Foto 07

Foto 07

O intervalo serviu para eu tirar a foto nº7 onde o meu caro paroquiano Luís Gualter Baltazar Dias, membro do nosso Conselho Pastoral Paroquial, está pacificamente bem acompanhado. Na foto nº8 estão desconhecidos ferrenhos portistas que nos pediram para tirar uma fotografia, pois eu e o Fernando da Silva Machado, habitualmente companheiro destas andanças, estávamos também desportivamente em paz.

Foto 08

Foto 08

Com gratidão aqui registo a presença do querido chinês Wei Zhao pela sua estreia como Presidente da SAD do Aves.

Vila das Aves, 07 de agosto de 2018, primeira terça-feira do mês.

Padre Fernando de Azevedo Abreu