Vila das Aves: Cortejo Pascal atrai milhares

Paroquianos empenham-se em dignificar o dia de Páscoa.

O Cortejo Pascal, em Vila das Aves, é o ponto alto da festa da Páscoa nesta paróquia do arciprestado de Famalicão e da arquidiocese de Braga. Trata-se de uma tradição com cerca de 30 anos que atrai milhares às ruas da vila ao final da tarde do próximo Domingo.

cortejo_pascal

Mobilizando praticamente todos os grupos e movimentos paroquiais, além de outras associações civis, o Cortejo Pascal envolve centenas de figurantes e coloca milhares de pessoas no percurso que vai do Quartel dos Bombeiros Voluntários locais até à Igreja Matriz.

A saída está prevista para as 19 horas, depois de durante o dia estarem 18 equipas do compasso Visital Pascal mobilizadas para anunciar a ressurreição de Cristo em todas as casas dos avenses. Este ano, nota de destaque para as visualizações do ano pastoral da arquidiocese de Braga “Despertar a Esperança” e para caminhada paroquial no tempo quaresmal e pascal.

A abrir o cortejo estarão os cavalos do centurião romano, depois as crianças – a simbolizar o coro de anjos – do primeiro, segundo e terceiros anos de catequese. Os anos seguintes (do quarto ao sexto) irão apresentar narrativas pascais. Seguem-se retratos de figuras bíblicas, alegóricas e simbólicas das etapas da ressurreição, além de vários carros engalanados com visões evangélicas das aparições do ressuscitado. Aqui nota para os trabalhos a serem apresentados pelos escuteiros locais, adolescentes dos volumes 7 e 8, além dos jovens dos volumes 9 e 10, do guidismo, da equipa sociocaritativa, dos Jovens em Caminhada – Renascer e ainda do Movimento Paroquial e dos Grupos Bíblicos.

A fechar o cortejo seguem as 18 equipas do compasso, bem como os convidados e os bombeiros com a fanfarra. A organização do evento é paroquial, contando com a colaboração financeira de todos os avenses, no âmbito de um peditório que decorre antes da Páscoa.

O cortejo termina na Igreja Matriz onde decorrerá a Eucaristia que contará com a dinamização das crianças do 3º ano da catequese que este ano farão a sua primeira comunhão. A festa terminará com um jantar convívio que juntará todas as equipas do Compasso Visita Pascal.