Escuteiros Avenses: ilhéus de Brownsea

No passado dia vinte e dois de fevereiro de 2018, Baden-Powell (BP) faria cento e sessenta e um anos de vida; por isso na Vigília Escutista, celebrada na nossa igreja matriz às 20,30 horas no sábado, dia vinte e quatro do referido mês, foram-lhe cantados os merecidos Parabéns por ter sido não só o Fundador Mundial do Escutismo, mas também por ter experimentado o jogo por ele genialmente inventado.

VE14

Na foto nº1 vemos a imagem de BP, a figura de “Maria”, o símbolo da “bolota”, a palavra-chave “viver”, o tema pastoral da nossa arquidiocese de Braga “despertar esperança”, o tema escutista regional “despertar para ti” e o tema do nosso agrupamento 0004 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) “85 anos a caminhar”.

Na foto nº2 está o Rafael Lopes, chefe do nosso agrupamento, que foi rezando o rosário conforme o chefe José Manuel ia unindo as ave – marias que cada um lhe entregava e assim, na foto nº3, se espelhou o imaginário com todos os ingredientes vivenciais à volta da ilha de Brownsea onde o BP organizou o primeiro acampamento em 1907 e aonde os nossos escuteiros também querem ir acampar no próximo mês de maio, esperando eu que os nossos ilhéus cantem lá, com expressão corporal, o grito que lhes ensinei ao visitar as respetivas secções e que o BP cantou, após o ter ouvido aos Zulus na Àfrica do Sul:

INGONYAMA, GONYAMA!
INVUBU, YABÔ! YABÔ! INVUBU!

ArrowArrow
Slider

Seguem-se agora as estrofes que apropriei à música do saudoso assistente regional do Porto e meu caro amigo Padre Ângelo Pinto e que foram cantadas nos cinco mistérios, cujo refrão mariano é sempre cantado fervorosamente pelos escuteiros.
Refrão:

AVE, MARIA-MÃE. AVE, MARIA, MÃE DE DEUS, MÃE DOS HOMENS. AVE, MARIA, MÃE DOS ESCUTAS.

Lobitos

Os lobitos, com a sua_Aquelá,
Conhecem na selva tudo_o que há.
Brownsea é um sonho dourado
E, por Maria, abençoado.

Exploradores

O_acampar é a “oportunidade”
P’ra bem explorar a realidade
Que_a ilha tem de muita beleza
Prò explorador da natureza.

Pioneiros

Pioneiro, sê um bom peregrino,
À ilha de Brownsea, que_é o destino.
“Procurar, descobrir, construir”
É o rumo certo p’ra seguir.

Dirigentes

Dirigentes, nos oitenta_e cinco_anos,
Caminhai vivendo e sem enganos,
Pois Baden-Powell foi genial
No jogo_escutista, sem igual.

As fotos nº 4 e nº 5 referem-se à promessa dos lobitos.

A foto nº 6 é referente aos exploradores.

Nas fotos nº 7 e nº 8 está o Renato que fez a promessa de pioneiro.

Na foto nº 9 estão os escuteiros que rezaram a oração dos fiéis.

A solista e os instrumentistas ficaram registados na foto nº 10.

A nossa Alcateia ficou na foto nº11.

A Expedição está na foto nº 12.

A Comunidade ficou fotografada no registo nº 13.

Finalmente os nossos dirigentes estão na foto nº 14.

Vila das Aves, 06 de março de 2018, primeira terça-feira do mês.

Padre Fernando de Azevedo Abreu