Instalação de 4 Martelos nos Sinos da nossa Igreja Matriz

Já sabíamos que em dezassete de junho de mil novecentos e trinta e dois (já lá vão oitenta e cinco anos) foram colocados na torre da igreja de São Miguel das Aves os quatro sinos: São Miguel, Nossa Senhora de Fátima, São José e Santo António.

Já sabíamos que em mil novecentos e sessenta e um (já lá vão cinquenta e seis anos) foram colocados motores nos sinos e também no relógio.

Já sabíamos que ao longo dos anos foram feitas reparações e manutenções.

Já sabíamos que em vinte e três de fevereiro de dois mil e dez pagámos dois mil seiscentos e oitenta e nove euros e vinte cêntimos pela instalação de uma central OPUS na sacristia e na torre.

Já sabíamos que em dezassete de junho de dois mil e doze, os nossos paroquianos e irmãos Joaquim e António Gouveia Pereira tocaram manualmente os nossos sinos na Festa da Primeira Comunhão, tendo ficado uma placa afixada com dizeres apropriados.

Foto 01

Já sabíamos que em vinte e nove de novembro de dois mil e treze começámos a pagar mil novecentos e dois euros e oitenta e um cêntimos pela substituição do motor de bamboar e pela aplicação de chumaceiras de rolamento.

Já sabíamos que em vinte e cinco de agosto de dois mil e dezasseis pagámos duzentos e trinta e nove euros e oitenta e cinco cêntimos pela reparação do relógio do mostrador e pela substituição do motor de sincronização.

Já sabíamos que o martelo do sino grande já tinha o motor avariado há muito tempo.

Foto 02

Já sabíamos que em nove de dezembro de dois mil e dezassete avisámos que a Comissão de Festas de Santo André de Sobrado entregou mil euros que foram imediatamente destinados para o conserto da segunda fase dos sinos.

Já sabíamos que os nossos católicos avenses são apreciadores das mensagens sentimentais e vivenciais transmitidas pela magia da voz contagiante dos nossos sinos; a propósito recordo a quadra da autoria do nosso poeta Afonso Bastos, feita para um concurso realizado algures em Portugal:

Sino, coração da aldeia.
Coração, sino da gente;
Um a sentir quando bate,
Outro a bater quando sente!

Foto 03

Já sabíamos que a firma Carlos e Luís Jerónimo telefonicamente nos disse ser possível instalar quatro martelos eletromagnéticos nos nossos sinos ainda antes do Natal desde que tal trabalho fosse pago na condição de pronto pagamento e no total de dois mil quatrocentos e oitenta euros e noventa e um cêntimos; na sexta-feira, dia vinte e dois de dezembro de dois mil e dezassete ficaram concluídos os trabalhos, foi paga a respetiva fatura e às 14 horas já tocaram para o funeral da saudosa Rosa Machado Azevedo que tinha falecido com noventa e dois anos de idade.

Agora publicamos as fotos com os martelos nos respetivos sinos; na foto nº1 temos o sino São José; na foto nº2, está o sino Ave Maria; na foto nº3 está o sino grande São Miguel e na foto nº4 temos o sino Santo António.

Foto 04

Na foto nº5 estão superiormente os contactores velhos e a seguir os novos que foral colocados.

Foto 05

Os quatro motores velhos que acionavam os martelos estão registados na foto nº6; fomos aconselhados não só a guardá-los como relíquias no nosso museu, mas também a colocar fio terra na proteção ao QE, cuja despesa neste momento ainda se ignora.

Agora sabemos que precisamos urgentemente dos donativos dos amigos dos nossos queridos sinos.

Foto 06

Vila das Aves, 02 de janeiro de 2018, primeira terça-feira do mês e dia litúrgico da Memória Obrigatória de São Basílio Magno e de São Gregório de Nazianzo, compatriotas, célebres capadócios e sempre amigos nas provações, nascidos no mesmo ano de 329; o primeiro viveu cinquenta anos e o segundo sessenta anos. Ambos foram bispos e são Doutores da Igreja.

Padre Fernando de Azevedo Abreu