Karate e o Desenvolvimento Social

Esta minha mensagem eletrónica condiz com a minha intervenção no Colóquio comemorativo dos trinta anos de Karate Shotokan de Vila das Aves, ocorrido no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, na tarde de quarta-feira, dia um de novembro de 2017, dia santo de guarda e feriado nacional.

Desenvolvimento rima com envolvimento e crescimento; ora o Karate vai-se expandindo conforme vai envolvendo maior número de pessoas. A própria globalização vai projetando o seu crescimento social, mas o progresso faz-se sempre com dinamismo grupal.
O nosso prestigiado Mestre e árbitro internacional Joaquim Fernandes testemunhou o desenvolvimento do Karate em vários países; vou usar o crescente critério cronológico, começando pelo ano 2012, quinze dias depois do jubileu do nosso Karate. Peço especial atenção para a pronúncia de duas palavras graves que irão surgir: juniores e seniores.

Eis a foto referente ao Campeonato do Mundo em França, Paris, 2012.

Alemanha-Bremen 2014, Campeonato do Mundo de Seniores

Holanda-Almere, fevereiro de 2015, Prova Mundial de Karate

Turquia, março de 2015, Campeonato da Europa de Seniores.

Azerbaijão, junho 2015, Primeiros Jogos Europeus de Seniores.

Azerbaijão, Baku junho 2015

Falar do Desenvolvimento Social neste país muçulmano muito rico por causa do petróleo, é também considerar que lá somente se consegue envolver quatrocentos católicos, pois no tempo eriçado do comunismo o pároco foi assassinado e a única igreja foi destruída; hoje tem sete sacerdotes; portanto o Karate faz mais ação social do que a Igreja Católica.

Indonésia-Jacarta, 12-15 de novembro de 2015
Campeonato do Mundo de Cadetes e de Juniores.

Chipre, fevereiro 2016, Campeonato Europeu de Cadetes e Juniores

França maio 2016 Campeonato Europeu de Seniores

Marrocos-Rabat 2017, Prova Mundial de Karate

A médica Ana Cristina, consciente da importância do Desenvolvimento Social, sempre tem apoiado o seu pai Joaquim Fernandes

Considerando que o nosso Mestre e árbitro internacional Joaquim Fernandes tem sido não só embaixador mas também promotor internacional do Desenvolvimento Social através do Karate, o PF, certamente apoiado pelos convidados aqui presentes, pelos karatecas, familiares, amigos, treinadores, mestres, árbitros, presidentes e membros dos diferentes órgãos sociais, espera que Joaquim Fernandes seja afetuosamente condecorado pelo senhor Presidente da República Portuguesa.

Vila das Aves, 07 de novembro de 2017, primeira terça-feira do mês.

Padre Fernando de Azevedo Abreu