Pró Tiago Vencer

Tiago Machado fez vinte e três anos no dia dezoito de Outubro do ano de dois mil e oito e já disputou quatro Voltas a Portugal em Bicicleta pela equipa do Boavista, tendo ficado em segundo lugar do ranking nacional de 2008.

[01] [02] [03] [04] [05] [06] [07]
[08] [09] [10] [11] [12] [13] [14]

O seu Director Desportivo, Professor José Santos, já disse e escreveu que o Tiago Machado será o chefe de fila da equipa profissional Madeinox-Boavista e candidato ao triunfo na Volta de 2009, pois esta sua equipa talvez seja a mais forte dos últimos anos já que contratou dois nomes sonantes do ciclismo nacional e internacional: o espanhol Santi Perez e o búlgaro Daniel Petrov. Tiago Machado, que já venceu dois prémios da Juventude na Volta a Portugal e o prémio Joaquim Agostinho, é considerado um dos melhores c/relogistas nacionais.

No seu blogue gostei de ler esta frase que ele escolheu para si: “o teu sucesso depende muitas das vezes das pessoas que te rodeiam”; por isso no meu ducentésimo septuagésimo terceiro treino velocipédico mensal, realizado na quarta-feira, dia onze de Março do ano de dois mil e nove, juntamente com o Soares dos Reis, Manuel Torres Martins, Carlos Cunha e Fernando Areias, encontrámos pela primeira vez alguns ciclistas do Boavista Ciclismo Clube precisamente na rotunda existente na antiga recta das águas e que fica na estrada de ligação de Avidos para Famalicão; quinhentos metros antes dessa referida rotunda passou por mim uma viatura com os caros amigos e paroquianos, Pedro Silva e seu filho que foram muito generosos nos incentivos às minhas cadenciadas pedaladas!

Retomando a citada mensagem do sucesso que também está dependente de quem nos rodeia, os dois grupos de ciclistas marcaram um almoço-convívio “ Pró Tiago Vencer” a Volta a Portugal em Bicicleta que irá decorrer nos dias cinco a dezasseis de Agosto deste ano de 2009. A foto nº1 mostra o local da concentração na segunda-feira, 23 de Março de 2009, no Restaurante “Mesmo Sem Nome”, que fica pertinho da residência do Tiago Machado, a poucos metros da rotunda famalicense do Bernardino Machado.

Na foto nº2 está o Padre Fernando já ornamentado com o boné e o cachecol do Boavista! Na foto nº3, Tiago Machado faz o seu autógrafo, gesto seguido por todos os presentes, merecendo especial menção duas pessoas; o ciclista Joaquim Sampaio (foto nº4), actual capitão da equipa e um dos poucos sobreviventes de uma das melhores gerações de ciclistas portugueses.

Na foto nº5 está o ilustre convidado José Azevedo, que actualmente é o gerente do posto de combustíveis AVIA, sito em Ruivães, mas que aos 24 anos de idade começou a pedalar como profissional na equipa CEDEMI (Viana do Castelo) e na sua participação na Volta a Portugal nesse ano de 1964 o Joaquim Leão foi o vencedor. José Azevedo participou (e concluiu) em dez voltas a Portugal tendo conseguido ser camisola amarela! José Azevedo orgulha-se de ter estado cinco épocas consecutivas na equipa de ciclismo do Porto e de ser o ciclista que mais títulos individuais lhe deu. Quando eu conheci pela primeira vez o José Azevedo em 23/7/2008 e lhe ouvi contar os seus êxitos internacionais de melhor português na volta à Suíça e, por duas vezes, na Volta à Cantábria, bem como a sua presença nos mundiais da Alemanha e da Inglaterra, pedi-lhe para que a sua filha Alexandra Azevedo (Advogada em Matosinhos) escreva e publique as suas memórias velocipédicas.

Na foto nº6 está no uso da palavra o avense Manuel Soares dos Reis, o catedrático do nosso grupo, que falou como membro da Equipa Técnica do Boavista Ciclismo Clube, responsável pela logística e sua manutenção.

Nas fotos 7 e 8 o Tiago Machado apresenta simbólicas oferendas para dar ao Padre Fernando que ficou deveras surpreendido (foto nº9), embora lhe tenha retribuido com uma prenda manualmente feita para esse momento (foto nº10).

Luís Machado, Director Desportivo Adjunto do Boavista Ciclismo Clube, foi o leitor escolhido (foto nº11) para ler a mensagem de forte apoio ao conceituado ciclista profissional Tiago Machado para que seja o vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta em 2009, fazendo assim brilhante comemoração do Carlos Carvalho que há cinquenta anos foi o ciclista vencedor da Volta a Portugal. Tiago Machado entre calorosas palmas recebeu e comtemplou essa simbólica oferta (fotos 12 e 13).

Ao publicar a foto nº14 (onde estão todos os comensais provenientes do ciclismo do Boavista, de Ruivães, de Moreira de Cónegos, de Rebordões, de Lordelo e de Vila das Aves), desejo agradecer ao Michael da Foto Avenida esta sua cobertura fotográfica.

Ao Dr. Alberto José Herdeiro de Brito Gonçalves, que pela sétima vez será o autor da capa do livro com o título desta mensagem, manifesto especial gratidão, pois lhe falei pela primeira vez no “Pró Tiago Vencer”, somente na quarta-feira da Semana Santa, em oito de Abril passado, quando também ele compareceu ao treino velocipédico.

Como o Boavista há mais de vinte anos ininterruptamente tem investido na prática do ciclismo ao mais alto nível, e agora ousadamente abre um novo ciclo, aqui se publica o seu logotipo.

Vila das Aves, 5/5/2009, primeira terça-feira do mês.
Padre Fernando de Azevedo Abreu.